Piano - A4 - Óleo - 2006
Esta pintura é de 2006, mesmo sendo antiga acho ela muito legal. A base fiz com tinta acrílica e o acabamento (acho que ) fiz com tinta a óleo. Essa foto saiu duma revista caras e serviu apenas como estudo. Faz tempo que não faço nenhum estudo baseado em revistas. Normalmente o tratamento dado as fotografias de revistas tornam elas inviáveis para um estudo eficiente de cores. Apesar disso, com uma seleção criteriosa é possível encontrar boas fotos para se estudar. O abuso do f*t*x*p acaba por desfigurar aspectos interessantes que a fotografia captura, como oleosidade e coloração natural da pele.
Como jogo vídeo game com meu filho vejo que o cuidado que os artistas tem em tornar o jogo mais natural é deixar ele imperfeito, com sujeiras, oleosidade, irregularidades, suor e manchas na pele e nas roupas dos personagens, bem como no meio ambiente. Ferrugem, desgaste natural pelo tempo, amassados e arranhados ajudam a tornar um jogo muito mais real e envolvente. Ainda assim neste caso, os artistas também usam o f*t*x*p.
A diferença está no critério para utilização. Existem excelentes fotógrafos e artistas tradicionais e digitais que fazem maravilhas com suas mídias e recursos disponíveis. Cabe a eles utilizar seus recursos com sabedoria.