Leitura de Imagens - A5 - Aquarela - 2011
Não costumo ler muitos livros, raramente leio livros fora do ramo das Artes. Esses sim, leio muitos, e se possível, mais de uma vez. Alguns cheguei a ler mais de duas vezes, mas isso é um luxo que não tenho tido faz alguns anos.
Também é possível ler imagens. Sim. As imagens nos fornecem informações suficientes para que possamos explorá-las e desvendá-las. As imagens tem toda uma simbologia, mensagem e iconografia que é transmitida. Vemos isso mais a partir do Renascimento (estou me referindo a arte ocidental que é a que mais conhecemos) onde as pinturas e esculturas contavam histórias de temas bíblicos. A Capela Sistina de Michelangelo, e as obras baseadas na Bíblia de Rembrandt contam várias passagens do Velho e do Novo Testamento, com sutilezas que são difíceis de perceber para quem não conhece tais histórias.
Aqui mesmo no blogue, já postei uma leitura de imagem sobre São Francisco de Assis, veja todos pelo marcador História da Arte.
A leitura de imagens ficou popular pelo livro e filme Código da Vinci (apenas vi o filme), onde através de interpretações das obras de Leonardo da Vinci existe um mistério hollywoodiano a ser desvendado.
.