Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Poluição - Pollution



Poluição - Caneta Pincel - 42x30,5cm - 2009

          É incrível notar as diversas facetas que a poluição assume. Um dos grandes mistérios da humanidade é saber quais priorizar e quais não. Nem Sequer o onipotente São Google tem as respostas.
          Artistas são sem dúvida seres poluentes, claro que são uma minoria e por se tratar de uma atividade totalmente artesanal proporcionalmente poluem muito pouco. Trabalham com material com um certo grau de toxicidade e os despejam na natureza quando lavam os pincéis e descartam restos de tintas de suas paletas. Enganam-se aqueles que pensam que o uso dos computadores minimiza a forma de poluição artística. O lixo tecnológico é muito mais poluente e não é criado apenas por artistas, mas por todos que usam computadores (ou outros equipamentos eletrônicos como celulares, mp(n)players...).
          Existe uma forma correta de limpar os pincéis e descartar os resíduos das paletas:

          1 - Tire o excesso de tinta dos pincéis esfregando-os num pano/jornal velho (veja a dica 2) e depois os lave de forma adequada conforme a mídia utilizada (óleo, acrílico).
          2 - Na paleta o correto é recolher os resíduos e esperar que eles sequem antes de descartar no lixo, evitando assim que sejam possivelmente diluídos por chuvas e venham a entrar em contato com o lençol freático.
         
          Essa ilustração refere-se a uma forma mais corriqueira de poluição, ou será mais de uma?
Tamanho A3 com caneta Nanquim Artist Pen. Abaixo um detalhe do trabalho quase em tamanho real. Ainda prefiro os pincéis...

Nenhum comentário: