Páginas

sábado, 1 de agosto de 2009

Bicicleta - Bycicle



Bicicleta - Aquarela - A5 - 2009

          Aquarela é uma mídia tão bonita quanto difícil de executar. Provavelmente a mídia mais antiga de todas, com possível origem na pré-história. Naturalmente naquela época o meio/veículo/mídia de transporte do pigmento para o suporte/superfície era a saliva, e não a goma das modernas tintas em tubo, claro que quando o pigmento não era tão gostoso de mastigar, usava-se água, visto que o artista William Winsor e o artista/químico Henry Newton são antigos, mas nem tanto assim.
          Aquarela é arisca, difícil e imprevisível. Quer viver perigosamente? Esqueça saltar de pára-quedas ou bungee jumping. Pinte aquarela!
          Fazia bastante tempo que eu não fazia nada em aquarela, mas volta e meia decido abrir um tubo ou dois. Faz umas duas semanas que fechei um trabalho de ilustração, digital, graças a uma velha pintura em aquarela. Até começei a fazer a ilustração em aquarela, mas mudei para o digital por questões práticas. Depois comento sobre isso.
          Já deveria ter postado aquarelas a mais tempo, contudo meu scanner não queria que eu fizesse isso. Deve ser porque comprei o scanner mais barato disponível.
         Começo a suspeitar o porque da existência dos softwares gráficos. Digitalizar qualquer coisa feito de forma tradicional é uma tarefa bastante árdua, sem dúvida é mais fácil pintar dentro do computador e botar pra fora dele do que pintar fora e tentar botar a pintura dentro dele.
          Mesmo as cores não estando totalmente fiéis aos originais decidi postar.
          Há alguns meses estava revirando fotos antigas para buscar referências e deparei-me com algumas que tirei do meu irmão andando de bicicleta. Um belo motivo para pintar. Fiz esses em formato a5 (metade de uma folha a4) em papel Canson 200g.

Sem bicicleta - Aquarela - A5 - 2009

2 comentários:

Aramis disse...

Legal, Mano,

Sinto-me homenageado!

Aramis

Alcode disse...

Obrigado pela visita, mano.