Páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Feliz Natal - Merry Christmas


Haddon Sundblom - Ilustrador

          Não se pode falar em Natal sem falar, também, de Papai Noel. Logo vem a imagem daquele gorducho simpático de barba branca, bochechas rosadas e roupa vermelha. Mas nem sempre foi assim.
          Um dos primeiros artistas a quem é reconhecida a criação da imagem que viria tornar o Papai Noel tão popular foi um carinha chamado Thomas Nast. Até então o Papai Noel era tido com uma criatura élfica que usava roupas coloridas; não exclusivamente vermelha, ora azul, verde e mesmo purpúreo. Isso antes da interpretação de Nast, no longínquo ano de 1863.
          A imagem definitiva do bom velhinho viria muitos anos depois, forjada por um cara baixinho e franzino chamado Joseph Christian Leyendecker, isso em 1912.
          A popularidade atual do bom velhino pode ser creditada pelo Ilustrador Haddon Hubbard Sundblom. Foi ele que, por solicitação da empresa The Coca-Cola Company e sua agência de publicidade, ajudou a dar vida em 1931 a uma nova campanha mais realista sobre o Papai Noel. Existia uma crença que coca cola só deveria ser bebida em tempo de calor e não em períodos que frio (lembrando que no hemisfério norte Dezembro é inverno), campanha essa iniciada em 1922. Naturalmente e empresa queria vender mais - e conseguiu. As obras de Sundblom fazem parte do acervo da Coca-Cola e viajaram o mundo em museus importantes como o Louvre.
          Muitos outros artistas também retrataram-no, como Nornam Rockwell, Newel Convers Wyeth, e mesmo artista nacionais como nosso querido Benício Praticamente todo o lustrador profissional carrega o legado desses artistas em seus ombros nessa época do ano.
          Sem dúvida esses artistas ajudaram a criar o mito do Papai Noel e sua contribuição para a cultura popular é de grande importância.
          Mas é claro que hoje não é o dia do Papai Noel. Hoje o dia é de um outro carinha que nasceu há 2009 anos. :)
          E feliz Natal!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Retrato III - Portrait III


Estudo Retratos - Acrílica/Óleo - 29,5x21cm - 2007

          Uma boa forma de estudar pintura e aprender mais sobre retratos, assim como qualquer outro tipo de pintura, é copiando. Copiar um trabalho existente tem suas vantagens.
          No exemplo acima a cópia foi mais em relação as cores do que a anatomia. É mais fácil perceber que cores foram utilizadas originalmente do que tentar enxergar as cores e entender como elas interagem no modelo. Lembro de ter lido um artista comentando que as cores do rosto ficam entre 20 para mulheres e 30 para homens (barba e pelos fazem determinadas partes da pele ter uma coloração diferenciada). Qualquer copia vai ajudar a entender que decisão o artista tomou, como ele renderizou determinada parte, que tipos de pincéis e cores ele utilizou, que partes utilizou tinta transparente e que partes utilizou tinta opaca. O ideal é tentar copiar as cores e até mesmo a direção que foram dadas as pinceladas para que possa tirar proveito do estudo.
          O estudo acima são de obras de artistas diferentes de um antigo livro de pintura.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Retrato II - Portrait II


Lucas - Grafite - 15x21cm - 2009

          Naturalmente um bom retrato depende diretamente de um bom desenho. Ao contrário de uma paisagem por exemplo, onde vários elementos podem ser ajustados, redimensionados, trocados de lugar e até mesmo de cor. Um retrato não pode. Cada elemento deve estar no seu devido lugar, com suas respectivas características e cores. Nem mais nem menos.
           Uma outra coisa que considero importante é a escolha da pose do modelo. Normalmente as pessoas apresentam as fotos que consideram bonitas e que geralmente não são. Não. Não estou me referindo à beleza dos modelos (a beleza está no olhar do artista), mas a qualidade foto em si, com luz inadequada, ou em excesso, poses que nem sempre vão dar um belo retrato. Nessa hora seria interessante o solicitante confiar no artista e seguir suas recomendações para que o resultado seja o melhor possível.
Retratos são uma bela forma de presentar. Um retrato como o que ilustra esse tópico tem um valor bastante acessível e devidamente emoldurados se tornam uma bela forma de arte.