Páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Feliz Natal - Merry Christmas


Haddon Sundblom - Ilustrador

          Não se pode falar em Natal sem falar, também, de Papai Noel. Logo vem a imagem daquele gorducho simpático de barba branca, bochechas rosadas e roupa vermelha. Mas nem sempre foi assim.
          Um dos primeiros artistas a quem é reconhecida a criação da imagem que viria tornar o Papai Noel tão popular foi um carinha chamado Thomas Nast. Até então o Papai Noel era tido com uma criatura élfica que usava roupas coloridas; não exclusivamente vermelha, ora azul, verde e mesmo purpúreo. Isso antes da interpretação de Nast, no longínquo ano de 1863.
          A imagem definitiva do bom velhinho viria muitos anos depois, forjada por um cara baixinho e franzino chamado Joseph Christian Leyendecker, isso em 1912.
          A popularidade atual do bom velhino pode ser creditada pelo Ilustrador Haddon Hubbard Sundblom. Foi ele que, por solicitação da empresa The Coca-Cola Company e sua agência de publicidade, ajudou a dar vida em 1931 a uma nova campanha mais realista sobre o Papai Noel. Existia uma crença que coca cola só deveria ser bebida em tempo de calor e não em períodos que frio (lembrando que no hemisfério norte Dezembro é inverno), campanha essa iniciada em 1922. Naturalmente e empresa queria vender mais - e conseguiu. As obras de Sundblom fazem parte do acervo da Coca-Cola e viajaram o mundo em museus importantes como o Louvre.
          Muitos outros artistas também retrataram-no, como Nornam Rockwell, Newel Convers Wyeth, e mesmo artista nacionais como nosso querido Benício Praticamente todo o lustrador profissional carrega o legado desses artistas em seus ombros nessa época do ano.
          Sem dúvida esses artistas ajudaram a criar o mito do Papai Noel e sua contribuição para a cultura popular é de grande importância.
          Mas é claro que hoje não é o dia do Papai Noel. Hoje o dia é de um outro carinha que nasceu há 2009 anos. :)
          E feliz Natal!

Nenhum comentário: