Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

Programas para colorir - Softwares for coloring


Braquiossauros - Digital - Inacabado

          Como estou falando de cor digital, vou aproveitar para falar um pouco dos programas utilizados para essa finalidade. Normalmente o artista ou artisan faz seu desenho/ilustração e precisa dar cor a sua criação. Colorir (ou pintar) é um processo complexo que envolve muito mais do que a mera aplicação de cor (seja ele pigmento ou bits e bytes). Aplicar cor é fácil, mas fazê-lo de forma convincente, criando ideia de profundidade, emoção ou sensação, não é.
          Desde que os computadores se tornaram populares as empresas tem desenvolvido soluções para facilitar a vida de quem trabalha com fotografia, ilustração e design.
          Vou começar listando os softwares gratuitos que tem tantas funcionalidades quanto os softwares proprietários e que certamente atenderá a necessidade da maioria dos usuários. Existem muitos softwares e não saberei listar todos. Não existe melhor ou pior programa para colorir, existe o que vai atender a sua necessidade ou não. Só o próprio usuário saberá determinar qual é o melhor para si.
          Alguns pré-requisitos são necessários para a pintura/colorização digital, falarei deles num próximo tópico:
          1- Computador;
          2 - Software da sua escolha,
          3 - Tablet (mesa digitalizadora).

          Programas gratuitos ou de código aberto (open source)

Art Rage - Excelente software para quem gosta de pintura tradicional. Ao clicar no link vá na parte inferior da página em Download ArtRage Starter Edition (em inglês, francês ou alemão). Programa de fácil utilização. Escolha o material e pinte na tela em branco. Existe uma versão paga com mais recursos. Incrivelmente barato, ideal para a realidade da maioria das pessoas.
Gimp - A mais poderosa ferramenta gratuita para colorir. Programa cheio de recursos e de utilização um pouco mais complicada. Um ilustrador que o usa bastante é o Mozart Couto, excelente ilustrador brasileiro que apoia enormemente esse programa. Uma nobre pessoa, muito simpático e acessível. Vale a pena dar uma olhada no blogue dele, tem muitos tutoriais e matérias.

Open Canvas - Programa japonês (tem versão em inglês) pequeno e muito poderoso.  Existe uma versão gratuita mas não sei porque motivo não tem disponível no site. Tem a versão paga com vários recursos e é bem barato também.

          Programas proprietários
Photoshop - Poderoso editor de imagens (é assim que a sua empresa o define) muito utilizado por ilustradores e o pessoal que colore histórias em quadrinhos. Existe a versão trial por 30 dias, creio. Ele já foi utilizado por 10 entre 10 profissionais, mas o surgimento de outras opções está mudando essa realidade. Agora ele é usado apenas por 9,9 entre 10 dos profissionais. :-)
Painter - Excelente programa para quem gosta de ilustração e pintura digital. Poderoso e complexo no seu aprendizado. Versão trial 30 dias.

          Existem ainda mais programas que podem ser utilizados para ilustrar ou pintar, citei aqui apenas os programas "bitmaps". Existem ainda os programas "vetoriais" que são amplamente usados para as mais diversas finalidades, tanto ilustração como design. 
          Ao experimentar todos esses programas poderá perceber que todos tem suas vantagens e desvantagens, nenhum deles é igual ao outro e verá que um completa o outro. 
            Programas são limitados. Sua imaginação não.

Nenhum comentário: