Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Mano - Bro


Mano - Óleo - 30x40cm - 2010

          Recentemente meu irmão concluiu seu curso e ao ver minhas caricaturas no blog gostou tanto delas que resolveu solicitar uma para ilustrar seu excelente blog de Gestão Empresarial. Como estou estudando um pouco de caricatura nas parcas horas vagas que tenho e ando me esmerando bastante resolvi aceitar o desafio.
          Como todo o trabalho, ele começa com estudos diversos. A primeira versão apresentada não foi aceita (como se ele tivesse o direito de escolher, já que é um presente, né mano?), contudo, considerando isto como um trabalho - já que deu trabalho - resolvi acatar a opinião do contratante.
          Como falei acima, a primeira versão foi descartada, passei então para uma pesquisa diferenciada. Depois de alguns rápidos estudos saiu algo apresentável. Pode-se ver aqui abaixo como ficou o desenho a lápis numa folha a4.
         

          Com o desenho aprovado, e ele nem esperou cor para postar em seu blog de tanto que gostou, era hora de começar o processo de pintura. Após transferir o trabalho para o mdf preparado, dei início ao processo de pintura que também foi feito nas horas vagas. Acabei corrigindo algumas coisas que me não me deixavam feliz no desenho, diretamente na pintura.
          No início desta postagem pode ser vista a versão final da pintura que escaneei (é necessário que a tinta a óleo esteja seca ao toque para poder escanear, isso leva mais ou menos uns 5 dias) e ajustei para que ficasse o mais fiel possível a pintura original. Como sempre, a compressão da imagem foi cruel e acaba chapando a qualidade pictórica do trabalho.
          Pode-se apreciar nos detalhes abaixo a textura da tinta, bem como suas pinceladas e as cores utilizadas.


          Fazendo um trocadilho infame, podemos ver abaixo o "dente" da pintura....essa foi fraca eu sei. "Dente" do inglês Tooth, é a adorável textura da tela. Ela tem o fundamental papel de segurar a tinta. Se a textura da tela for lisa demais, pode haver problemas de aderência e ela literalmente cair. É uma longa história, mas para outra postagem.
 

          Taí manão, sei que tu gostou e parabéns pelo Canudo, tu merece!

Um comentário:

Aramis disse...

Obrigado, Manão

Logo, tu serás o canudado! E fazendo o que tu gostas!

Parabéns

Mano