Santo
- São francisco anda de pés descalços no solo rochoso. Ele é transfixado pela iluminação dourada radiante que surge do céu.
- Sua face e mãos recebem a luz, que se projeta sobre as dobras de seu hábito e causa sua figura a projetar uma sombra forte.
- Bellini planejou a cabeça e a face de Francisco com extraordinário detalhe.
- Estes detalhes são visiveis no desenho original, executado em linhas de tinta preta fluida no painel preparado, antes que as cores fossem aplicadas.
- Hoje, o desenho pode ser visto com tecnologia infravermelha, que penetra as camadas superiores de tinta para fornecer uma imagem em preto e branco do desenho logo abaixo.
- Linhas escuras do desenho indicam o perfil da face e pescoço, enquanto pinceladas sobrepostas sugerem o contorno externo do crânio.
- Durante a pintura, estas linhas guiaram a mão do artista enquanto ele preenchia as formas com cor.
- Além de planejar os contornos do desenho, Bellini considerou a queda da luz no rosto.
- Ele modelou sombras e superficies curvadas com linhas paralelas, curtas.
- Originalmente, a pintura de Bellini cobre completamente o desenho
- Com o passar dos anos, a tinha fica mais e mais transparente - um processo natural.
- Como resultado, partes do desenho oculto se ornam visíveis na superfície pintada.
- A execução meticulosa de Bellini revela a qualidade de um retrato vivo da face do Santo.
A seguir: a Flora
A seguir: a Flora
Nenhum comentário:
Postar um comentário