Estudos Diversos - Diversos Tamanhos - Pastel Seco - 2010
No primeiro e último desenho desta sequência percebe-se a simplificação da forma para capturar a pose e posteriormente dar um acabamento ao desenho. Nestes fiz apenas os esqueletos mas não pude finalizar.
Algumas poses são mais expressivas que as outras, aqui em cima a esquerda exagerei na curvatura da caixa torácica sobre a barriga e a perna dobrada, enquanto que a pose da direita não é muito interessante, talvez devido a impossibilidade de se ficar de pé nesta posição, a não ser que se esteja caindo.
Esta posição requer força e equilíbrio, ela ficou naturalmente mais convincente que o desenho acima a direita, pois se percebe o equilíbrio para efetuar tal pose. A complexidade da pose e o curto período que o modelo a manteve representam um grande desafio para os artistas, visto que normalmente não vemos as pessoas de cabeça para baixo. É mais difícil entender o corpo nestas posições escorçadas.
Acima a pose ficou um tanto estranha, não se percebe que isso é um corpo masculino. Acredito ser interessante capturar o gênero do desenho. Abaixo apesar da simplicidade, se percebe o movimento e o equilibro em ambas as imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário