Páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

Maça Aquarela - Apple Watercolour




Maça - 18,5x28 cm - Aquarela - 2012

         Fazia algum tempo que não pintava com aquarela, aproximadamente um ano, desde que fiz algumas pinturas baseadas em filmes, como pode ser visto algumas páginas atrás neste blogue.
         Daqueles que citei, todos foram feitos em papel Canson 200 gr. O papel Canson tem uma bela textura e uma bela cor, no entanto, quis fazer uma aquarela em um papel um pouco melhor. Comprei duas folhas de papel Canson Montval, uma escolha superior ao Canson tradicional. Ele é um papel mais encorpado (tem 300 gr/m² enquanto que o Canson tem 200 gr/m²) e seu valor, apesar de ser um pouco mais caro, acaba por se tornar uma boa opção para quem não quer gastar com papéis ainda mais caros. Além disso compro as folhas grandes e as corto em pedaços menores.
          A aquarela acima, foi feita em um papel ainda superior, o Fabriano (300 gr/m²), em termos de textura, ele é similar ao Canson tradicional e ao Montval. A principal diferença é que este sim é um papel para aquarela. Ele é feito integralmente de fibra de algodão, tornando-o um papel mais delicado (que suporta muito bem grandes quantidades de água sem empenar).
          Uma fruta é um ótimo elemento para se pintar pela riqueza de suas cores. É um exercício ideal para quem está aprendendo a pintar e sempre um belo motivo em si. Rápido e prático de fazer para quem tem pouco tempo disponível, como eu tenho tido.



sábado, 18 de agosto de 2012

Schwarzenegger


Schwarzenegger - A4 - Aguada Nanquim - 1997

          Recentemente vi no jornal que o Schwarzenegger completou 65 anos. Todo mundo conhece o dono de sete estatuetas Sandow que representa o título máximo do Mr. Olympia. Essas pinturas foram feitas há 15 anos com base em fotos minúsculas da revista Muscle & Fitness.



sábado, 11 de agosto de 2012

Moebius


Jean Giraud - 1938 - 2012

         Jean Giraud, também conhecido como Moebius e que também assinava como Gir, era um quadrinista francês de grande influência nos quadrinhos europeus e mundial. Também trabalhou com filmes com a cara dele, como é o caso do Quinto Elemento e da animação O segredo do Portal. Existe bastante informação dele na net.
         O cara desenhava muito e viajava em suas histórias que eram as vezes legais e muitas vezes malucas, mas sem dúvida ele se destacou pela sua qualidade gráfica.
       Vi no blogue Muddy Colors, que a Fundação Cartier disponibilizou alguns vídeos do velho mestre desenhando digitalmente. É muito interessante notar que ele consegue a mesma organicidade da pena de metal usando uma tablet. Vale a pena a visita. Cliquem no link Fundação Cartier
          Um dos blogues que costumo visitar é o que um super fã dele, Ian MacEwan, criou para partilhar a alegria que ele tem com o trabalho do Giraud: Quenched Consciousness .
            Aqui tem um documentário chato e didático, ou seja, fascinante,  sobre a pré-visualização do filme O Quinto Elemento.

sábado, 4 de agosto de 2012

Mais Estudos - More Studies


Estudos - A1* - Grafite - 2010

          Novamente mais uma antiga leva de desenhos realizados com modelo vivo.  Enquanto a modelo ia dançando nós a desenhávamos. Depois de algumas sessões desenhando a modelo, vamos criando intimidade com o material e o traço vai se tornando mais espontâneo. Já aprendemos como resolver certos problemas e o desenho vai saindo de forma mais natural.


          A prática ajuda a sanar nossas dúvidas e descobrimos novas soluções para velhos problemas. Aprendemos a capturar sutilezas que agregam um valor real ao desenho produzido.


          Seguindo a linha da coluna damos vida e movimento ao desenho. Acrescido a gestualidade da modelo capturamos imagens bastante simbólicas.


         Não costumamos ver as pessoas de costas. Retratar de um ponto de vista que não conhecemos nos força a imaginar a mecânica do corpo humano sem termos um conhecimento físico e anatômico prévio. O autor Burne Hogarth em seus livros se refere a este tipo de anatomia como anatomia artística.




          Pode-se ainda desenhar de uma forma mais econômica ou riscando e rabiscando para corrigir os erros na medida em que criamos os esboços.

          Mesmo com a simplificação do desenho acima, entendemos que a cabeça do modelo está abaixada a sua frente.

          * Estes estudos foram realizados em folha A1 e posteriormente recortados para serem digitalizados.