Estudos - A1* - Grafite - 2010
Novamente mais uma antiga leva de desenhos realizados com modelo vivo. Enquanto a modelo ia dançando nós a desenhávamos. Depois de algumas sessões desenhando a modelo, vamos criando intimidade com o material e o traço vai se tornando mais espontâneo. Já aprendemos como resolver certos problemas e o desenho vai saindo de forma mais natural.
A prática ajuda a sanar nossas dúvidas e descobrimos novas soluções para velhos problemas. Aprendemos a capturar sutilezas que agregam um valor real ao desenho produzido.
Seguindo a linha da coluna damos vida e movimento ao desenho. Acrescido a gestualidade da modelo capturamos imagens bastante simbólicas.
Não costumamos ver as pessoas de costas. Retratar de um ponto de vista que não conhecemos nos força a imaginar a mecânica do corpo humano sem termos um conhecimento físico e anatômico prévio. O autor Burne Hogarth em seus livros se refere a este tipo de anatomia como anatomia artística.
Pode-se ainda desenhar de uma forma mais econômica ou riscando e rabiscando para corrigir os erros na medida em que criamos os esboços.
Mesmo com a simplificação do desenho acima, entendemos que a cabeça do modelo está abaixada a sua frente.
* Estes estudos foram realizados em folha A1 e posteriormente recortados para serem digitalizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário