Páginas

sábado, 12 de janeiro de 2013

Xilogravura - Woodcut


Onça - A3 - Gravura - 2011

        Gravura colorida é algo bem interessante de se fazer. Neste caso a gravura foi feita com matriz perdida, ou seja, a cada etapa vai se trabalhando na matriz original e a matriz vai se perdendo durante o processo.


        Primeiramente trabalhamos a madeira cavando com as goivas para que apenas o que for cavado não receba tinta. Nesta etapa da cor amarela, pouquíssima coisa for cavada.


          Uma semana (período entre uma aula e outra) após feita todas as cópias desejadas e com a tinta amarela seca vamos para a segunda etapa. Cava-se novamente a madeira afim de reduzir a área que receberá a tinta. No caso o vermelho foi utilizado para se criar um meio tom O que vemos em volta da onça como branco é na verdade a cor do papel, que por contraste parece ser mais branca do que realmente é.


         Mais uma semana se passa para a secagem da tinta e novamente se cava a madeira para tirar o excesso e criar a área da sombra. Afim de dar um efeito de pelo e das folhas parecerem com folhas, foi retirado ainda mais madeira. Eventualmente tirei mais do que devia em algumas regiões. Feito essa última parte a gravura estará pronta após a secagem da tinta azul. Resta numerar, assinar e datar.

Nenhum comentário: