Páginas

domingo, 28 de março de 2010

Wolverine - Última página - Last Page

Wolverine - pg3 - Grafite - A3 - 2008

          Finalmente a última página de teste. Acho que deu pra perceber que gosto do estilo mais clássico de hq. Esse tipo de trabalho prefiro deixar no lápis mesmo.
          Meu lápis nunca foi muito detalhado, isso por que eu geralmente desenho e pinto, normalmente resolvo o volume no pincel mesmo, mas dessa vez resolvi levar o trabalho no lápis a um passo além do que estou acostumado. Em termos de mercado isso é uma boa para ajudar a orientar o arte finalista: ele ganha tempo com isso sem ter que adivinhar para onde foi aquela linha que define uma parede ou membro do personagem.
          Na última postagem disse que comentaria sobre o material. Lá vai:
          Para desenvolver as três páginas-teste usei um papel sulfite comum tamanho a3 que tem a superfície bem lisa. Como o papel está guardado nesses 17 meses desde que os fiz, ele permanece branco.  Possivelmente amarele já que não é um papel de alta qualidade.
          Usei a fiel lapiseira Pentel ponto cinco com grafite B. As hachuras do sombreado também foram feitas com essa lapiseira e isso cansa o braço mesmo. Régua comum para os requadros (que são os quadrinhos propriamente ditos) e para um pouco de perspectiva.
          Claro que pode ser qualquer material para executar esse trabalho. Eu particularmente gosto do grafite B e do 2B, são mais macios e por isso mesmo suja um pouco. Tem gente que gosta de grafites mais duros. O trabalho pode ser feito com lápis também. Ultimamente tenho preferido lápis pois seu peso é imbatível, nesse caso um grafite mais duro ajuda a manter a ponta por mais tempo sem desgaste.
          Infelizmente não dá para perceber todos os detalhes do original pelo tamanho da imagem e a compressão do arquivo para ficar com um tamanho razoável na net e não prejudicar quem tem uma conexão discada.
          De todas as poucas páginas que fiz, essas considero as melhores por vários fatores. Assim que der posto as mais antigas. Mas chega de preto e branco. As próximas postagens serão coloridas.

sábado, 27 de março de 2010

Wolverine - Página 2 - Page 2


Wolverine - pg2 - Grafite - A3 - 2008

          Não obstante parto para a complicada página 2. Complicada pois tem muitos elementos, sem falar na chata parede de tijolos. Parece até tortura desenhar tanto tijolinho. No primeiro quadro andarilhos lá embaixo buscando a origem do barulho. No segundo quadro, o maior e certamente o foco da página é possível ver através do susto do pessoal do escritório os caras caindo sem medo de nada.
          Nos últimos um plano médio dos nossos queridos personagens, prontos para o derradeiro duelo.
         Estou olhando aqui e esse teste tem apenas três páginas, portanto a próxima postagem será o encerramento desse trabalho. Comentarei um pouco sobre os materiais utilizados.
Depois disso começarei outra série de postagens sobre colorização para quadrinhos.
Aproveito para dizer que por motivos pessoais não estou conseguindo postar mais de uma vez por semana como era minha ideia no começo do blogue. Quando tiver oportunidade posto com mais frequência.


sábado, 20 de março de 2010

Wolverine - Página1 - Page1


Wolverine - pg1 - Grafite - A3 - 2008

          Bah...escrevi pra caramba no tópico anterior, mas prometo que isso nunca mais vai se repetir. :)
         Depois da frustrada primeira página que não me deixou muito feliz por vários motivos parti para o refazimento dela, tentando corrigir as (muitas) falhas da versão anterior.
         Abro aqui um breve adendo: Quando uso o termo falha não me refiro necessariamente a erros de anatomia ou perspectiva e sim a erros de narrativa visual. Para a historia em quadrinhos a narrativa é tão importante quanto um belo desenho.
          A nova página apresenta uma narrativa melhorada onde o olhar segue um caminho só, o quadro do meio (acho que no teste isso é uma página dupla, o que complica alguns fatores desenhísticos) é uma continuação do primeiro quadro dando uma dinâmica interessante à pagina. O último quadro mostra, já num ângulo novo, eles caindo e a rua ao fundo.
          Infelizmente não dá para perceber os detalhes pela qualidade do escaneamento. Gosto desse uniforme do Wolvie e das garras em forma de lâminas. Quando a gente é criança cueca sobre a calça parece uma coisa legal.
          Depois de adulto nem tanto...

domingo, 14 de março de 2010

Wolverine - Primeira Tentativa - First Trial


Wolverine pg 1 - Grafite - A3 - 2008

          Há dois anos peguei um teste oficial, que está disponível nos bons sites do ramo, do personagem Wolverine. Esses testes oficiais normalmente tem um número mínimo de páginas afim de testar a narrativa visual do artista que se candidata a vaga de artista de quadrinhos. É como um roteiro ou um livro onde o artista atráves da descrição do escritor precisa representar graficamente o que lê de forma convincente.
          Faz um tempão que não leio quadrinhos mas ainda lembro e gosto de alguns personagens como Conan e Wolverine.
          Para começar fiz um esboço rápido da página de acordo com o texto proposto (ou pelo menos tentei fazer).
          O segundo passo é ir para a página propriamente dita. Numa folha A3 o esboço é recriado e começa o processo de detalhamento e finalização, sempre respeitando alguns princípios básicos das histórias em quadrinhos como a narrativa visual, o espaçamento do texto e a orientação da leitura.
          Normalmente, pela produção em escala industrial do mercado americano o desenhista de uma história em quadrinhos leva em torno de 8 à 12 horas de trabalho diário para concluir uma página, podendo levar mais tempo se a complexidade das cenas assim o exigir. A revista tem em torno de 22 páginas ilustradas, ou seja, para produzir uma revista normal de super heróis é necessário um mês de trabalho árduo.
No mercado europeu as histórias são publicadas de forma diferente. Produzidas de forma um pouco diferenciado, normalmente em edições fechadas de 50 ou mais páginas e são lançadas por ano. Uma página pode consumir até uma semana para ser produzida (lembrando que estou falando apenas sobre a parte do desenhista, não estou aqui considerando escritor, colorista, artefinalista ou letreiramento), a atenção aos detalhes são ainda maiores, assim como o acabamento e o preço final das edições. O escopo da história é bem diferente do mercado americano. Aliás cada continente tem sua forma de produzir a nona arte.
          O mercado brasileiro mais consome do que produz, aliás, produz muito, mas como mão-de-obra terceirizada para as editoras estrangeiras. O mercado internacional adora a qualidade do trabalho nacional.  Os artistas produzem para o mercado internacional e acabam consumindo indiretamente quando as histórias, após lançadas em seus países de origem, chegam aqui pelas editoras nacionais de quadrinhos ou por importação.
          Mas voltando ao assunto do teste. Peguei a página 1, acabei por olhar o teste de outros artistas sobre as mesmas páginas, para ver como eles resolveram determinadas situações e cheguei a conclusão que essa página estava fraca. Faltavam elementos e achei melhor apenas concluir os personagens. Tive bastante cuidado na anatomia e na diferença de tamanho dos personagens, tive que pesquisar o outro personagem que não conhecia.
          A próxima postagem será da página um refeita inteiramente.

domingo, 7 de março de 2010

Tiazona - Aunty


Tiazona - Aquarela - A5 - 2010

          Pessoas normais dão ótimas caricaturas. Essa senhora estava na minha pesquisa de imagens e acabou por se tornar mais um trabalho interessante. Ainda tentando cores mais ousadas. Levemente ajustado no computador para corrigir alguns tons e contraste.