Wolverine pg 1 - Grafite - A3 - 2008
Há dois anos peguei um teste oficial, que está disponível nos bons sites do ramo, do personagem Wolverine. Esses testes oficiais normalmente tem um número mínimo de páginas afim de testar a narrativa visual do artista que se candidata a vaga de artista de quadrinhos. É como um roteiro ou um livro onde o artista atráves da descrição do escritor precisa representar graficamente o que lê de forma convincente.
Faz um tempão que não leio quadrinhos mas ainda lembro e gosto de alguns personagens como Conan e Wolverine.
Para começar fiz um esboço rápido da página de acordo com o texto proposto (ou pelo menos tentei fazer).
O segundo passo é ir para a página propriamente dita. Numa folha A3 o esboço é recriado e começa o processo de detalhamento e finalização, sempre respeitando alguns princípios básicos das histórias em quadrinhos como a narrativa visual, o espaçamento do texto e a orientação da leitura.
Normalmente, pela produção em escala industrial do mercado americano o desenhista de uma história em quadrinhos leva em torno de 8 à 12 horas de trabalho diário para concluir uma página, podendo levar mais tempo se a complexidade das cenas assim o exigir. A revista tem em torno de 22 páginas ilustradas, ou seja, para produzir uma revista normal de super heróis é necessário um mês de trabalho árduo.
No mercado europeu as histórias são publicadas de forma diferente. Produzidas de forma um pouco diferenciado, normalmente em edições fechadas de 50 ou mais páginas e são lançadas por ano. Uma página pode consumir até uma semana para ser produzida (lembrando que estou falando apenas sobre a parte do desenhista, não estou aqui considerando escritor, colorista, artefinalista ou letreiramento), a atenção aos detalhes são ainda maiores, assim como o acabamento e o preço final das edições. O escopo da história é bem diferente do mercado americano. Aliás cada continente tem sua forma de produzir a nona arte.
O mercado brasileiro mais consome do que produz, aliás, produz muito, mas como mão-de-obra terceirizada para as editoras estrangeiras. O mercado internacional adora a qualidade do trabalho nacional. Os artistas produzem para o mercado internacional e acabam consumindo indiretamente quando as histórias, após lançadas em seus países de origem, chegam aqui pelas editoras nacionais de quadrinhos ou por importação.
Mas voltando ao assunto do teste. Peguei a página 1, acabei por olhar o teste de outros artistas sobre as mesmas páginas, para ver como eles resolveram determinadas situações e cheguei a conclusão que essa página estava fraca. Faltavam elementos e achei melhor apenas concluir os personagens. Tive bastante cuidado na anatomia e na diferença de tamanho dos personagens, tive que pesquisar o outro personagem que não conhecia.
A próxima postagem será da página um refeita inteiramente.
Faz um tempão que não leio quadrinhos mas ainda lembro e gosto de alguns personagens como Conan e Wolverine.
Para começar fiz um esboço rápido da página de acordo com o texto proposto (ou pelo menos tentei fazer).
O segundo passo é ir para a página propriamente dita. Numa folha A3 o esboço é recriado e começa o processo de detalhamento e finalização, sempre respeitando alguns princípios básicos das histórias em quadrinhos como a narrativa visual, o espaçamento do texto e a orientação da leitura.
Normalmente, pela produção em escala industrial do mercado americano o desenhista de uma história em quadrinhos leva em torno de 8 à 12 horas de trabalho diário para concluir uma página, podendo levar mais tempo se a complexidade das cenas assim o exigir. A revista tem em torno de 22 páginas ilustradas, ou seja, para produzir uma revista normal de super heróis é necessário um mês de trabalho árduo.
No mercado europeu as histórias são publicadas de forma diferente. Produzidas de forma um pouco diferenciado, normalmente em edições fechadas de 50 ou mais páginas e são lançadas por ano. Uma página pode consumir até uma semana para ser produzida (lembrando que estou falando apenas sobre a parte do desenhista, não estou aqui considerando escritor, colorista, artefinalista ou letreiramento), a atenção aos detalhes são ainda maiores, assim como o acabamento e o preço final das edições. O escopo da história é bem diferente do mercado americano. Aliás cada continente tem sua forma de produzir a nona arte.
O mercado brasileiro mais consome do que produz, aliás, produz muito, mas como mão-de-obra terceirizada para as editoras estrangeiras. O mercado internacional adora a qualidade do trabalho nacional. Os artistas produzem para o mercado internacional e acabam consumindo indiretamente quando as histórias, após lançadas em seus países de origem, chegam aqui pelas editoras nacionais de quadrinhos ou por importação.
Mas voltando ao assunto do teste. Peguei a página 1, acabei por olhar o teste de outros artistas sobre as mesmas páginas, para ver como eles resolveram determinadas situações e cheguei a conclusão que essa página estava fraca. Faltavam elementos e achei melhor apenas concluir os personagens. Tive bastante cuidado na anatomia e na diferença de tamanho dos personagens, tive que pesquisar o outro personagem que não conhecia.
A próxima postagem será da página um refeita inteiramente.
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