Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Gladiadores - Gladiators


Gladiadores - A5 - Aquarela - 2011

          Fiz esse estudo de uma dupla de Gladiadores, de um filme muito antigo que comprei recentemente. Parei por aqui por que não tinha percebido que no verso da folha havia outros estudos.  Estou usando um  caderno para efetuar esses desenhos e pinturas mais esboçadas ou estudadas. Essa estudo serve para mostrar como se começa uma aquarela. Essas cores servem de base para que saibamos qual a cor dos objetos  a serem trabalhados. Naturalmente, dependendo de onde e quando, as cores adquirem características diferentes por razões diferentes. Exemplo: Cores quentes e frias.
          Apesar de ter gente que não goste de algumas terminologias sobre cores, associamos algumas cores a objetos e seu comportamento. Cores amareladas, avermelhadas, ou terrosas (outro nome que pode causar  estranheza em tempos digitais) normalmente são associadas ao ambiente quente, enquanto que cores  azuladas lembram a baixa temperatura, a neve ou a noite (embora a noite só seja realmente azul no cinema). Haverá momentos em que precisaremos de um vermelho frio, ou de um azul quente.
          Parece confuso? E é!
         Mas não se preocupe com isso. Na hora de pintar pense menos em química e física e pense mais em diversão.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Estudando os Mestres II - Master Study II


Estudo - A5 - Acrílico - 2010

          Arrisco a dizer que se qualquer artista vivo fizesse uma lista dos 10 melhores pintores clássicos, Vermeer estaria nessa lista. Um artista que tem pouquíssimas obras e tem sido redescoberto no último século como um grande mestre. Não é para menos. Ele foi aluno do respeitadíssimo Carel Fabritius; um dos alunos mais prolíficos de ninguém menos do que Rembrandt.
         Conhecida como A Mona Lisa Holandesa, esse retrato intimista mostra toda a habilidade que Vermeer tinha com a tinta. Especulações surgem sobre a tela que inspirou um filme em 2003.
             Esse foi o segundo estudo de Mestre que fiz. Não gostei do resultado, por isso rasguei e o  coloquei no lixo. Meu filho adorou o "quebra cabeças" e aceitou o desafio de montá-lo. Tive que registrar. 
          Quando achar que seu trabalho não ficou bom ou a altura do que desejava, que ele não atingiu seu propósito, seja como estudo, como trabalho finalizado, não tenha pena: destrua!.  Guarde apenas os melhores. Os melhores que pode fazer com seu conhecimento técnico e artístico naquele momento. Comece de novo com uma folha em branco e com disposição. Comece de novo e de novo, até ficar satisfeito, nem sempre temos tempo para refazer um trabalho, mas se puder faça. Nesse caso apenas o destruí, não o refiz.
          Ainda.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Exoesqueleto II - Exoskeleton II


Armadura - Nanquim - A3 - 2008
 
          O filme é bem legal, bastante ação, uma bela armadura reluzente construída com tecnologia alienígena tirada de sucata de guerra. Como alguém não vai gostar. A armadura parece não pesar nada no herói. E não pesa, ela é digital, não é como a armadura do Robocop, que nem de lata é feita, e sim a partir do material das pranchas de surfe, com o mesmo acabamento e tinta metalizada para dar o efeito desejado.
          Para este desenho utilizei (na verdade meu filho me ajudou), caneta Nanquim, como pode ser visto na postagem anterior e pincel para as áreas maiores. Usei acrílico branco para corrigir o pé esquerdo do personagem, pois meu filho não havia gostado. Normalmente,bem...antigamente se utilizava guache branco para corrigir erros e criar efeitos nas páginas originais das histórias em quadrinhos. Como eu não tinha guache, utilizei acrílico com o mesmo efeito. Na foto acima é um recorte da foto abaixo, por isso o brilho atrapalha a visualização do pé do bicho. Foi feito num folha A3 que comprei numa loja de material escolar. Comprei uma centena destas folhas, ela é bem lisa e boa para esse tipo de trabalho em preto e branco, mas não serve para pintura..

           Parece que desenvolver exoesqueletos é uma realização de um sonho militar que avança a passos largos. Uma empresa de tecnologia investe no desenvolvimento de tal equipamento. Legal ver o que parecia ficção vai aos poucos se tornando realidade. Até o nome do modelo parece nome de personagem de filme de super herói.
          Recentemente vi na tv uma mulher paraplégica testando a armadura do vídeo anterior. Ela andava com a armadura e duas muletas para ajudar no equilíbrio. A armadura a levava aonde ela quisesse sem lhe causar cansaço. Uma ótima utilidade para um equipamento militar, ajudar as pessoas com deficiência ou com alguma limitação física por motivos de saúde a se locomoverem..




sábado, 8 de janeiro de 2011

Exoesqueleto I - Exoeskeleton I


Armadura - Nanquim - A3 - 2008

          Quando o filme do Homem de Ferro apareceu a família toda foi assistir. Meu filho adorou aquela fantasia, e a outra criança de 37 anos que sentava ao seu lado também.
          Procurei diversas ilustrações do homem de ferro. O papel de parede do filme decorava a tela do computador. Numa dessas ilustrações do artista Bósnio Adi Granov meu filho solicitou que eu fizesse uma cópia dum robô grandão. Fi-lo e deixei ele cuidar da arte final da armadura.
          Esses dias navegando pela Internet descubro um vídeo de uma armadura, estrelado pelo artista Clark Gregg, que faz um agente da S.H.I.E.L.D no filme do Homem de Ferro, fez uma visita a esta empresa.
          Não é tão estilosa quanto a dos quadrinhos ou a do filme,mas é muito interessante e quem sabe em breve veremos pessoas, que não sejam militares, as utilizando? Pode ser usada para carregar bastante peso, com uma empilhadeira. Perceba no final do vídeo um homem comum levantando dois halteres de 35 libras cada, o que equivale a 15 quilogramas, com certa dificuldade, enquanto que a armadura faz o trabalho com certa facilidade. Quem sabe daqui a alguns anos além das lojas de carros e motos, teremos lojas de exoesqueletos e as pessoas as utilizarão para ir ao trabalho evitando assim congestionamentos e acidentes? Uma utopia como uma armadura de histórias em quadrinhos?
          Vale a pena dar uma conferida.