Estudo - A5 - Acrílico - 2010
Arrisco a dizer que se qualquer artista vivo fizesse uma lista dos 10 melhores pintores clássicos, Vermeer estaria nessa lista. Um artista que tem pouquíssimas obras e tem sido redescoberto no último século como um grande mestre. Não é para menos. Ele foi aluno do respeitadíssimo Carel Fabritius; um dos alunos mais prolíficos de ninguém menos do que Rembrandt.
Conhecida como A Mona Lisa Holandesa, esse retrato intimista mostra toda a habilidade que Vermeer tinha com a tinta. Especulações surgem sobre a tela que inspirou um filme em 2003.
Esse foi o segundo estudo de Mestre que fiz. Não gostei do resultado, por isso rasguei e o coloquei no lixo. Meu filho adorou o "quebra cabeças" e aceitou o desafio de montá-lo. Tive que registrar.
Quando achar que seu trabalho não ficou bom ou a altura do que desejava, que ele não atingiu seu propósito, seja como estudo, como trabalho finalizado, não tenha pena: destrua!. Guarde apenas os melhores. Os melhores que pode fazer com seu conhecimento técnico e artístico naquele momento. Comece de novo com uma folha em branco e com disposição. Comece de novo e de novo, até ficar satisfeito, nem sempre temos tempo para refazer um trabalho, mas se puder faça. Nesse caso apenas o destruí, não o refiz.
Ainda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário