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domingo, 8 de maio de 2011

Paleta de Cores - Color Palette




Paleta para destros



Paleta para canhotos

          Quando artistas se encontram hoje em dia as perguntas que vem a tona são : 
         
          1 - Qual seu software favorito?
          2 - Quais seus pincéis (digitais) favoritos?
                 
          Antes da era digital os artistas se encontravam e as perguntas que vinham a tona eram:
          
          1 - Qual sua paleta de cores favorita?
          2 - Quais seus pincéis favoritos?

          Desde sempre os artistas tradicionais se beneficiam do espectro de cores disponíveis, existem  contudo, cores que são utilizadas quase que por unanimidade pela grande maioria dos artistas (quando falo artistas, falo artistas, ilustradores e designers, independente de utilizarem mídia digital ou tradicional, pois os princípios de cores se aplicam a todos). Alguns artistas utilizam mais cores em sua paleta e outros utilizam menos cores. Ao utilizar menos cores, temos, naturalmente, menos problemas. Ao utilizar mais cores, temos um número maior de problemas em mãos. Independente do número de cores disponíveis, raramente um artista utilizará um cor direta do tubo, ele sempre vai misturá-la afim de obter a cor desejada.  Vale lembrar que o conhecimento humano sobre cores remonta estupendos 30 mil anos.  Eugene Delacroix  começou sua carreira com uma paleta limitada, ou digamos "clássica"e adicionou até 40 cores a sua lista de cores  geralmente utilizadas (calma que ele não colocava tudo na paleta, eventualmente adicionava uma ou outra destas cores para determinadas situações onde elas eram necessárias). Normalmente quando aprendemos a trabalhar com cor começamos com as três cores primárias mais o preto e o branco. Para uma pessoa que está começando a pintar seria recomendado utilizar as cores primárias. Alguns artistas tinham tal domínio da cor que apenas essas cores formavam sua paleta para todos os seus trabalhos:

          Amarelo Cádmio
          Vermelho Cádmio
          Azul Ultramar
          
          E para ajustarmos a cor utilizamos o preto e o branco:

          Branco Titânio
          Preto
         Acima mostro como ficaria a disposição de cores para quem é destro e para quem é canhoto como eu. Não se preocupem pois tenho dois amarelos na paleta, isto por que o trabalho que estou produzindo demanda uma outra forma de pesquisa. Essa paleta apresenta algumas cores que normalmente utilizo, nesta postagem verão que tenho ainda uma outra cor. Dependendo do resultado desejado, fazemos como Delacroix.
         Os copinhos acima são utilizados para pintura a óleo, normalmente uma delas deveria conter óleo de linhaça e a outra deveria conter terebintina. No meu caso não gosto muito de utilizar óleo de linhaça, mas preciso da terebintina para diluir a tinta, então uso um deles para misturar a tinta e outro para limpar o pincel. Aqui ainda não utiliza a Terebintina e sim uma opção que tem um cheiro menos forte com um poder de diluição também menor. No caso de aquarela, guache ou tinta acrílica, é preferível ter dois potes de água pelo mesmo motivo. Um para limpar seu pincel e outro para diluir a tinta. Evite que a parte de água (ou terebintina) fique suja, isso acaba influenciando no resultado final da mistura de duas cores.
          Ao espremer a tinta do tubo seja sensato, não seja tão sovina (como eu :)) a ponto de espremer uma quantidade minúscula. O branco pode ter o dobro de quantidade das outras cores visto que será bastante utilizado. Essa quantidade que espremi é pouco comparado ao tamanho da tela que estou fazendo, isso por que não estou pintando tudo "alla prima", estou pintando por etapas. Nesse caso o melhor é espremer a quantidade necessária para aquela parte que está sendo pintada. Hoje normalmente os artistas utilizam uma quantidade pequena de tinta mesmo. Esses dias li em algum blog que John Singer Sargent espremia bolhas de tinta de 50 dólares enquanto que artistas da atualidade espremem bolhas de 10 centavos. Ou seja ele botava a tinta que iria utilizar naquele dia, visto que era um artista profissional e passava os dias pintando.
          Como visto nas fotos das paletas, a tinta é colocada no alto e eventualmente na lateral (seguindo o contorno da paleta) enquanto que a área central é reservada para as misturas. Percebam que as misturas amarelas estão abaixo da cor amarela, as misturas vermelhas estão abaixo da cor vermelha e as misturas de azuis estão abaixo da cor azul (tem um azul perdido na extremidade oposta de onde a cor azul está espremida, sem problemas e paranoias quanto as regras acima citadas). 
          
          ATENÇÃO: Marcas de tintas diferentes utilizam alguns nomes comerciais diferentes e portanto a cor que tu estarás comprando pode não ser aquela cor que tinha em mente. Em caso de dúvida compare as cores de outros fabricantes (não precisa abrir o tubo para olhar, pode comparar pela cor do rótulo mesmo). Eu mesmo comprei um vermelho que é marrom e nunca utilizei esta tinta. Dinheiro jogado no lixo (claro que podemos adicionar um amarelo ou branco ou outro vermelho para tentar melhorar a cor, mas pode levar tempo até conseguir o tom que queria comprar originalmente).

          Em futuras postagens citarei algumas paletas de artistas famosos (ou não) para tentar ajudá-los (ou confundi-los ainda mais) para que possam obter os mais diversos e melhores resultados em suas pinturas.
           Para começar posto uma paleta que obtive de um livro que li que se chama Alla Prima de Al Gury (lembrando que não precisam adquirir todas, pode começar com as cores que sugeri acima, sempre que possível tentarei traduzir o nome da cor para a nossa realidade e mercado, ainda assim manterei os nomes originais para quem quiser adquirir as tintas importadas):

          Paleta Clássica Recomendada:

          Branco Titânio                               Titanium White
          Amarelo Cádmio Claro                  Cadmium Yellow Light
          Amarelo Ocre                                Yellow Ochre
          Vermelho Cádmio Médio               Cadmium Red Medium
          Rosa Permanente                            Permanent Rose
          Azul Ultramar                                 Ultramarine Blue
          Sombra Natural                              Raw Umber
          Terra Queimada                              Burnt Umber
          Terra de Sienna Queimada             Burnt Sienna           
          Vermelho Veneza                           Venetian Red
          Vermelho Indiano                           Indian Red
            Preto                                            Ivory Black

            Cores adicionais para expandir a paleta clássica:

            Laranja Cádmio                           Orange Cadmium
            Amarelo Limão                            Lemon Yellow
            Vermelho Cádmio Escuro            Cadmium Red Deep
            Violeta Dioxazina                         Dioxazine Purple
            Verde Cádmio                             Cadmium Green
            Óxido de Cromo Verde               Chromium Oxide Green
            Verde Veridiano                          Viridian Green
            Azul da Prússia                            Prussian Blue
            Terra Verde                                 Green Earth
             Sombra Esverdeada                        Greenish Umber
             Óxido Vermelho                          Red Oxide
             Óxido Vermelho Transparente     Transparent Red Oxide
             Amarelo Marte                            Mars Yellow
             Violeta Marte                              Mars Violet
            Terra de Sienna Natural                Raw Sienna

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