Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Dando Forma - Shaping Out


Gabriela - A1 - Grafite - 2010

          Como prometido segue um tópico especial sobre a estrutura do desenho. Nossa querida modelo  mais uma vez cedeu seu precioso tempo e disposição em nome da arte. Como essas poses eram longas justamente para estruturar o desenho e dar um certo acabamento, a sessão rendeu bastante. Ao clicar na imagem acima poderá perceber várias linhas de construção, quase como um esqueleto, como no tópico anterior. Feito bem fraquinho com lápis. Lembrando que neste momento de esboçar é permitido errar a vontade a estrutura geral, pois é errando que se aprende! Vemos a coluna, o cotovelo, uma linha no meio da perna estendida e a marca do quadril. Depois disso veio o detalhes. Dedos de sua mão direita e sombra.
                    Logo abaixo dá para ver o esqueleto a esquerda. Perceba que é aquela história da figura palito. Nos desenhos vemos o esqueleto a esquerda, e vejam que coisa mais impressionante: consigo desenhar todo o braço que não consigo ver na figura finalizada. No desenho da direita não dá pra ver o esqueleto palito, isso por que passei do estágio 1 - desenho palito, para o estágio 2 - blocagem, que seria estruturar a partir de blocos. Aquela velha história de cilindro para as pernas, cubo para o tronco e esse tipo de coisa, exatamente como o manequim de madeira. No estágio 3 seria o momento de finalização do desenho (sem ainda colocar luz e sombra, por favor, sei que é uma tentação dos infernos, mas ainda não é a hora.). Essa é a hora de dar a forma final a linha. Depois que o desenho estiver pronto, aí sim é a hora do acabamento, que são as luzes e sombras. O rosto está na sombra, mas faltou botar a sombra na parte de trás do corpo. No desenho da parte inferior o mesmo exercício com outra pose.



          E de novo e de novo! Claro que estas não são poses de 40 horas, por isso a Gabriela tem hora que parece que tem 1,80 de altura e outras que parece mais baixa com seus 1,60. Como não sabíamos quanto  tempo duraria a pose não tínhamos como ficar medindo. Mas não é desculpa, era preciso ficar atento e estruturar corretamente.


          Neste desenho que gostei tanto ela ficou cabeçuda e não deu tempo para um sombreado sugerido.


          Vejam vocês o que precisa fazer um modelo em nome da arte. Duvido tu ficar meia hora nesta posição ingrata! Lembro dela falar que os braços ficavam tremendo e a gente sempre incomodando para ela elevar a perna.
   

           Ufa...depois de um árduo dia de poses, um repouso merecido!

Nenhum comentário: