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sábado, 12 de novembro de 2011

Rapidinhas - Quickies


Estudos  - A1 - Pincel Atômico - 2010

          Um bom estudo, (bastante demandante do artista, tanto quando do modelo, acreditem) foi tentar capturar o movimento em cenas que mudam ao piscar dos olhos. Enquanto o modelo masculino dançava era preciso capturar as mais diversas poses. Perceba que algumas imagens estão bem figura palito: reto, estáticos, sem ação. Isso porque certamente perdi tempo tentando pensar em como resolver esta situação. Aí está o erro! Tem que soltar o braço (isso significa, dentre outras coisas, tirar o pulso do papel. É difícil eu sei) e iniciar pela parte mais importante do desenho. Qual é?
           Imagine-se em frente ao espelho, comece a agitar os braços e pernas desesperadamente, antes, contudo, feche as portas e as janelas, ou alguém pode chamar o manicômio :). Qual é a parte que menos se mexe no seu corpo? Se mexer demais o seu eixo pode perder o equilíbrio, então a parte em que se encontra a coluna é a mais estática. Isso mesmo, seu tronco. Ao mesmo tempo que a coluna indica sua postura, na sessão de modelo vivo percebi que o que precisamos é capturar o movimento do eixo principal: a coluna.
          Neste primeiro desenho acima, veja se consegue observar que os braços formam uma única linha diagonal. Enquanto que a coluna, cabeça e perna esquerda do modelo forma uma única curva, a perna direita está mantendo o equilíbrio naquela pose.
          No desenho abaixo os braços se alinham a coluna. E as pernas?
         


          Esta daqui está fácil. Tem a forma de uma cruz (levemente arqueada, é verdade). Trabalhar com pincel atômico (ou um pincel largo) é bom pois te obriga a esquecer os detalhes e ir direto ao ponto. Se estivesse usando um lápis, certamente ficaria tentado a criar dedos e olhos e orelhas. Com o pincel não dá, não! É bem frustrante, mas é por uma nobre causa!

          Bah. mas quem foi que fez esses daqui..tá horrível! Não fui eu não, juro!! :)


          Artistas que trabalham com quadrinhos e a quase extinta animação 2d costumam esboçar seus trabalhos deste jeito para conseguir espontaneidade. Depois vem o processo de dar corpo aos esboços. Vou demonstrar isto em outro tópico, talvez o próximo. Alguns conseguem dar vida aos seus desenhos desta forma.


          Fazer desenhos rápidos é um ótimo exercício, mas não são uma forma de arte em si (ou são?). São importantes pois ajudam o artista a soltar seu traço, melhorando sua gestualidade e espontaneidade. Servem como aquecimento e registro para futura análise e quem sabe, uma referência para uma obra de arte finalizada.


           Se tu gosta, ou conhece alguém que gosta de desenho, e fica maravilhado a ver esses tipos de rabiscos, não se preocupe, isso e perfeitamente normal (para estas pessoas, claro).  Conheço muitos artistas que gostam mais de ver estudos e esboços do que pinturas finalizadas, pois tais estudos são o raio X do processo e revelam preciosos detalhes, tal qual  um achado arqueológico.     


          Até a próxima e bons rabiscos!





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