Maça - 18,5x28 cm - Aquarela - 2012
Fazia algum tempo que não pintava com aquarela, aproximadamente um ano, desde que fiz algumas pinturas baseadas em filmes, como pode ser visto algumas páginas atrás neste blogue.
Daqueles que citei, todos foram feitos em papel Canson 200 gr. O papel Canson tem uma bela textura e uma bela cor, no entanto, quis fazer uma aquarela em um papel um pouco melhor. Comprei duas folhas de papel Canson Montval, uma escolha superior ao Canson tradicional. Ele é um papel mais encorpado (tem 300 gr/m² enquanto que o Canson tem 200 gr/m²) e seu valor, apesar de ser um pouco mais caro, acaba por se tornar uma boa opção para quem não quer gastar com papéis ainda mais caros. Além disso compro as folhas grandes e as corto em pedaços menores.
A aquarela acima, foi feita em um papel ainda superior, o Fabriano (300 gr/m²), em termos de textura, ele é similar ao Canson tradicional e ao Montval. A principal diferença é que este sim é um papel para aquarela. Ele é feito integralmente de fibra de algodão, tornando-o um papel mais delicado (que suporta muito bem grandes quantidades de água sem empenar).
Uma fruta é um ótimo elemento para se pintar pela riqueza de suas cores. É um exercício ideal para quem está aprendendo a pintar e sempre um belo motivo em si. Rápido e prático de fazer para quem tem pouco tempo disponível, como eu tenho tido.
3 comentários:
legal velho!
to começando mexer com aquarela, ultimamente utilizo mais carvao, quis sair um pouco do preto e branco.
a aquarela que voce usou nesta trabalho foi seca ou pastosa?
meu blog:
aguas-mansas.blogspot.com
meu email:
willian-burilli@hotmail.com
Muito obrigado pela visita Willian. Respondendo a tua pergutna, eu utilizao a aquarela em tubos. Nunca utilizei em pastilha. Desculpe a demora em responder, mas é que programo as postagens e as vezes fico vários dias sem ver meu próprio blog!
Demais como sempre, mestre Al! Estou fazendo uma cadeira de aquarela na UFRGS e viciei! Como tá a ULBRA? Temos que marcar em café lá na Casa de Cultura MQ para colocarmos a conversa em dia! O Marcos Miller lembra de ti direto... ele diz: "Bah, sabe como tá o Alconde, ou Alfonse?"...hehe... é uma figura!
Abs
Postar um comentário