Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

Perspectiva 1 PF - Perspective 1 VP


A Última Ceia -  880cm x 460cm - Afresco com tempera e óleo - 1495-1497
Refeitório de Santa Maria delle Grazie, Milão - Itália

          Estava navegando na Internet quando deparei-me com o vídeo abaixo. Nele, um maluco que não tinha nada melhor pra fazer, montou um vídeo com cenas dos filmes do cultuado diretor Stanely Kubrick. Tá, o cara fez um monte de filme legal, como 2001, Full Metal Jacket, Spartacus (eu particularmente tenho esse filme) e Laranja Mecânica (todo mundo fala desse filme e eu nunca vi...) O legal é que todas as cenas apresentam-se como representações de perspectiva de um ponto de fuga. Aquele que ocorre quanto estamos bem no centro da cena.
          Comecei a ver o vídeo e queria postá-lo aqui, mas queria ter um motivo aparente para isso. Fiquei pensando um pouco e ao navegar em alguns sites, eis que vejo uma imagem especial. Uma das mais importantes da arte na cultura ocidental.  Feita por um dos maiores artistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci.
          A Última Ceia foi concebida com esse planejamento frontal, como era característico nesse momento da História da Arte. Na preciosa imagem acima (e na debaixo também)  retirada do excelente Blog Artetropia, veja que todas as linhas convergem para o único ponto de fuga. Perceba que a mesa está disposta de uma forma incomum. Se fizéssemos isso em nossas salas, acabaríamos com o espaço disponível. Bem diferente da Última Ceia do Maneirista Tintoretto.
 
Vista de uma cidade Ideal - 200 x 60 cm - Painel - c.1470
Galleria Nazionale delle Marche, Urbino - Itália

       Na imagem do italiano Piero della Francesca, podemos testemunhar novamente  a utilização de um único ponto de fuga. Este artista tem diversas imagens onde podemos perceber a utilização deste tipo de perspectiva. 
          O legal do Kubrick é que ele é daquela linhagem de diretores que valorizam o tema e o roteiro, como Steven Spielberg, Francis Ford Copolla e Oliver Stone, e por isso consegue fazer uns blockbusters com tutano. Sem mais interrupções, o esperado vídeo sobre a utilização de um ponto de fuga nos filmes de Stanely Kubrick.
 

Nenhum comentário: