Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

BloodRayne


BloodRayne - Grafite - A4 - 2008

          Ainda estudando sobre hq alguém citou uma tal de Blood Rayne. Não sei nada sobre a personagem. Achei umas imagens e vi que de fato é personagem de hq e tinha vídeo game.
          Acabei fazendo essa ilustra em que eu figuro de forma peculiar.
          Afinal estou elegante!
          E podre.

Frazetta


Frazetta - Digital - 2006

          Nascido em 28 de Fevereiro de 1928 o Ícone está de aniversário.
          Há uns 15 anos conheci seu trabalho e o achava genial. Passei a gostar de ilustração desde então. Descobri que ilustração e belas artes estão intrinsicamente relacionadas.
          Dono de um traço peculiar e uma paleta vibrante criou imagens importantes como o visual moderno do Conan tal e qual descrito por Howard, o que não agradou os editores da época, que o queriam mais "bonito". Ilustrou capas do Robert E. Howard, algumas para Tarzan do ERB, John Carter também do ERB que deve virar filme em breve. Quadrinhos de guerra, cartazes de cinema como Um Drink no Inferno, embora a imagem no final fosse trocada por uma foto montagem. Algumas ilustrações do Senhor dos Anéis , capas de livros e discos.
          Já no meio do século XX um artista preocupado com os direitos autorais, geralmente licenciava a imagem ilustrada para uma única impressão, como por exemplo uma capa de livro. Se o editor quisesse a segunda edição com a mesma capa deveria pagar novamente, afinal ilustração se cobre pelo uso. O que hoje é padrão de mercado em todo o mundo.
          Artista amplamente imitado e copiado
          Se não conhece o cara vale a pena procurar pelo seu nome na Internet: Frank Frazetta
          Fiz o esboço rápido dele em 2006 baseado numa foto dum livro que tenho dele.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Indy Brasil


Emerson - Grafite - A5 - 2010

          Nesse prolongado feriado aproveitei para fazer uns rabiscos.
         Aqui mostro um que estava tentando fazer do Emerson Fittipaldi. Eu o vi na tv semana passada e lembrei que ele é uma figura bastante caritcaturável. O que ele tem de carismático, tem de caricaturável. Não achei boas fotos de referência dele.
          Mesmo assim não foi nada fácil sair algo decente.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Spider Wars


Spider Wars - Grafite - A3 - 2007

          Há muito tempo numa galáxia bem conhecida...
         Uma proposta do curso de HQ era fazer um crossover de dois motivos que gostássemos. No meu caso Star Wars, já sabido, e aproveitei para misturar o Homem Aranha que era o filme legal da época . Saiu isso daqui
          Quando Luke SpiderWalker é mordido por um sabre de luz radioativo que tem oito patas...bem, é algo mais ou menos assim...
          Fiz no estilo animated da DC. Que mistura...
         Percebe-se a prótese no lugar da mão direita do nosso herói, sabre de luz, a aranha do peito faz alusão ao símbolo do esquadrão Vermelho do Luke. A princesa Léia é a mistura da Léia com a Padmé. Naves diversas de ambas trilogias.
          Lord Vader, dispensa mistura, até porque o cara é o maior Frankenstein da história do cinema. Tem mais ator atuando nele que ator interpretando o 007. Como sempre, aborrecido, tentando impor sua política através do medo e seu brinquedinho letal: A Estrela da Morte.
          Participação especial do Cartuman, que nessa época encontrava-se banido no contínuo espaço tempo por algum vilão que não lembro o nome, mas lembro de ter discutido alguma coisa desse tipo com o criador do personagem e colega de curso, o Paulo.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

William Russel Flint - Como matar um Minotauro - How to slay a Minotaur


Trabalho © Sir William Russel Flint

          Sem piedade.
         Admito: Kratos é um cara phodão. Desde Clint "Dirty Harry" Eastwood e Charles "Paul Kersey" Bronson não se via um cara tão macanudo. É bem verdade que apareceram alguns candidatos, ora delicados demais, ora piedosos demais, mas colhudos mesmo só esses que eu me lembre.
Eis que matar demônios mitológicos não é uma coisa lá muito fácil. Fazê-lo com requintes de crueldade então, torna a tarefa por si só, parte da mitologia. Digno do Clint e do Charles. Eles se orgulhariam. Tenho certeza que Kratos viu todos os filmes deles equanto comia seus cereais matutinos.
          Os caras da Sony, suponho eu, devem ter feito uma bela pesquisa sobre a mitologia, e possivelmente depararam-se com um inglês com título da realeza: Sir William Russel Flint, o cara tem até seu próprio site. Se Kratos é phodão com suas lâminas; Sir Flint o é com pincel e aquarela.
          Num outro site que gosto muito deparei-me com várias ilustrações dele (veja aqui).Embora as imagens não são tão boas, dá pra se ter uma idéia do naipe do elemento.
          Certamente, inspirado no seu belo trabalho, os caras recriaram a cena do minotauro no videogame. Vamos agradecer a visão de um artista!

           Let the Rage of Titans fuel your Blades Kratos!!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Magrão - Slim


Magrão - Aquarela - A5 - 2010

          Mais uma caricatura que estava fazendo por esses dias. Estou tentando melhorar minhas cores. O termo melhorar naturalmente é relativo e nesse caso se refere ao aprimoramento, escolha e aplicação do pigmento. Cores mais vivas e brilhantes, naturalmente podem não agradar a todos, cores lavadas tampouco, ou vice-versa, isso porque a cor que eu vejo não é a mesma cor que tu . O fato é que quando falo melhorar é no sentido de corrigir velhas falhas e evitá-las no presente trabalho e no futuro. Estou me divertindo principalmente por causa da aplicação de cores mesmo. Aquarela é uma mídia que ainda me impressiona bastante.
          Abaixo a folha que originou a caricatura.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Esposa - Wife


Daisy - Óleo - A4 - 2010

          Estava olhando algumas fotos de família e dentre tantas achei uma em especial da minha esposa onde ela estava nessa posição. A pose apenas serviu de referência para a pintura. Mudei alguns detalhes e ela ficou levemente diferente do que é. Mais com cara de ilustração do que de retrato devo acrescentar. Comecei com um desenho rápido do seu rosto numa folha comum A4, coisa rápida. Dá pra ver aqui embaixo ele escaneado. Está mais forte por que transferi para a folha final com auxílio de papel carbono. Percebe-se que a anatomia não ficou lá essas coisas, mas tudo bem. Ainda tem a pintura!

          Logo abaixo fiz uma montagem da linha escaneada do esboço e da pintura final. Correções foram feitas durante o processo da pintura. Arrumei a mão também que estava muito grande.


          Abaixo um detalhe da pintura em seu tamanho próximo do real. A textura ficou por conta do papel preparado. Como citei lá em cima, mais com cara de ilustração do que retrato mesmo. Particularmente aprecio a textura do suporte, embora a pintura esteja com pinceladas sem muita textura, exceto pelo fundo ,mas não dá pra perceber na imagem escaneada.
          Minha esposa não aguentava mais esperar. Ela queria se ver na internet.
          A espera acabou. Ei-la na rede intergalática de computadores.

          Aqui incluo um par de fotos do progresso da pintura no meu novo local de trabalho.