Páginas

sábado, 3 de abril de 2010

Experimento de cor - Color Experiment

          Há algum tempo quis demonstrar para meu jovem filho como as cores se formam. Nada melhor do que elas mesmo realizarem o trabalho diante de seus lindos olhos sedentos de conhecimento.
          Naturalmente uma breve explicação sobre teoria de cores antecedeu a demonstração desse experimento científico. Veio a parte divertida: pintar. Enquanto pintava o pião ele aguardava ansiosamente para ver a mágica acontecer diante de deus olhos.
          Como podem ver na foto abaixo, o pião foi pintado com cores primárias (afim de demonstrar cores secundárias quando em ação. Se não sabe o que é cor primária, não entre em pânico, explicarei numa próxima postagem). Vermelho e amarelo (devem apresentar o laranja), amarelo e azul (devem apresentar o verde) e azul e vermelho (devem apresentar o lilás).


          Acho que agora entendo a expressão "pião pra toda a obra". O coitado se lascou de tanto bater nas paredes do condomínio, como pode ser visto na foto abaixo nas mãos do meu sagaz assistente.


          Agora a teoria posta em prática. Na parte de cima do pião, misteriosamente as cores não se misturaram como eu previa. Fiquei queimando neurônio para tentar entender o por quê. O que dá pra perceber na foto abaixo é, da parte de cima do pião para baixo: Lilás, aqui a mistura funcionou perfeitamente e é até fácil entender, usei azul ultramar e o crimson (desculpe, quando eu escrevo crimson leia vermelho :-) ). Azul ultramar tem por si um tom lilás ao seu fundo. Percebe-se isso bem de onde a luz incide, à direita. Na parte central o amarelo e o azul formaram apenas um tom imperceptível de verde, meu erro aqui foi pintar as duas metades do pião com a a mesma quantidade de tinta. Acabei misturando luz e pigmento, física e química, sem o devido conhecimento. Eu deveria ter feito a parte azul maior e deixado menos espaço para o amarelo(ou seria o contrário...). Não previ isso. Na parte inferior do pião o crimson(digo, vermelho) e o amarelo fizeram um tom laranja igualmente tímido, ainda assim melhor que o verde. Ajustei as fotos um pouco no brilho e contraste afim de demonstrar as cores da melhor forma, sem alterar cor para favorecimento da teoria.


          É difícil ver as crianças brincando com esse tipo de brinquedo hoje em dia, então um estímulo de curiosidade desses vem bem a calhar.

3 comentários:

Silvana disse...

Oi, Al, aproveitei pra dar uma passada aqui no seu blog e vi este post. A princípio, achei que as misturas não tivessem dado certo pelo uso do carmim e do ultramar em vez de magenta e ciano, mas quando você comentou da proprição amarelo/azul, lembrei de algo que eu vi no The Art of Color do Itten, se não me engano, que é a proporção das áreas de cor complementar que permitem equilíbrio na intensidade. Pode ter a ver. Vou ver se acho algo e depois te passo. Quanto ao pião, hoje mesmo estava pensando nisso: a gente não vê mais a molecada jogando pião de madeira...

Silvana disse...

Achei! O nome é contraste por extensão e não tem relação direta com a proporção azul/amarelo do pião, mas tá quase lá. Acho que se a gente for tentando, vai chegar em algo aproximado.

http://umpoucosobrecor.wordpress.com/2007/10/31/contraste-por-extensao/

Alcode disse...

Bah. Muito obrigadao Silvana. Vou ler sim!!!! Fica a dica pra quem se interessa por assuntos chatos e teóricos. :)