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domingo, 1 de abril de 2012

Paleta de Cores - Color Palette: Albrecht Dürer


Albrecth Dürer - Autorretrato - 48x67cm - Óleo sobre painel - 1500 - 
Alte Pinakothek, Munique - Alemanha  Fonte: ARC

          Quando comecei a me aventurar com pintura a óleo, uma das dúvidas recorrentes era: " Qual cor devo usar?" Quando aprendi a pintar em um curso de desenho que realizei aqui mesmo em Porto Alegre aprendi que poderia pintar utilizando apenas as três cores primárias mais o preto e o branco. Com essas cores consigo todas as cores que precisaria, mas seria essa toda a verdade? 
          Gostaria de citar que no curso em questão aprendi a desenhar e pintar com aquarela (que tive uma certa facilidade)  e com guache (frustração total que me manteve afastado das tintas opacas por mais de 10 anos até que me aventurasse com acrílico e posteriormente com óleo. Aqui a teimosia (ou será a persistência) foi determinante para aprender a pintar com uma mídia que eu gostava e não tinha condições de trabalhar. Outro fator determinante na demora de aprendizado foi que depois do curso tive o pior professor que pude encontrar: eu mesmo. Ser autodidata tem suas desvantagens. Passado vários anos conheci a internet que me levou a diversos lugares e a diversos livros e a diversos sites de fabricantes de tinta com matérias sérias sobre seus produtos desde a seleção de pigmentos até a escolha dos vernizes de acabamento. A informação sempre chegou fragmentada, então o que faltava em um site estava em outro e eventuais dúvidas seriam sanadas em livros que seriam comprados anos depois. É uma busca que não tem fim, mas que é muito prazerosa. Felizmente empresas idôneas como Winsor & Newton tem o máximo interesse em divulgar seus produtos e citam desde a montagem de uma paleta de cores básicas com as cores primárias (como aprendi no curso) de cada mídia até paletas mais elaboradas como por exemplo, uma paisagem ou um retrato.
          Descobri posteriormente que vários artistas utilizavam cores de acordo com gostos pessoais. Isso é fácil de notar por que pessoas diferentes enxergam cores de formas diferentes e tem gostos visuais diferentes. Ainda assim existem cores que são quase que obrigatórias na paleta dos artistas. Cada artista pode trabalhar desde apenas as cores primárias e possuir até algumas dezenas de cores que são usadas de acordo com sua necessidade, ou seja, apesar de um determinado artista ter dezenas de tubos de cores ele pode usar em sua paleta apenas as cinco cores básicas e eventualmente usar uma cor bastante particular e que não tem uma aparente utilidade no dia a dia de sua paleta, mas apenas para aquela situação específica .
          Alguns livros e sites apresentam as paletas genéricas de alguns artistas. Muitos são baseados em análises químicas das obras destes artistas, outras advém de anotações em cadernos dos próprios artistas e muitas, acredito que sua grande maioria advém da própria paleta do artista tal e qual foi deixada após seu falecimento.
          Para dar início a essa série super especial e importante de paleta de cores vou começar por ordem cronológica a partir do Renascimento. Claro que a história dos pigmentos remonta milhares de anos, mas vou focar meus estudos a partir deste período por sua relevância histórica no mundo das Artes Visuais Ocidental. Sempre vou procurar citar referências bibliográficas e inserir os links e os devidos créditos das imagens para quem quiser pesquisar nas fontes originais. Acredito de forma veemente na informação que estou aqui colocando e espero que de alguma forma ela possa ser útil a quem gostar de pintar tradicionalmente (ou digitalmente) como foi para mim.
         Vamos descobrir que muitos pigmentos utilizados ou não existem mais, ou foram substituídos por equivalentes modernos com melhor desempenho em aspectos como permanência e baixo nível de toxicidade, e que os fabricantes sempre que possível vão dar os nomes históricos dos pigmentos tóxicos, raros e caros aos pigmentos formulados de forma moderna, quer sintéticos ou não, com qualidade técnica superior quanto a permanência, cor e preocupação com saúde dos artistas, até por que hoje existem normas internacionais quanto a fabricação e cuidados ambientais e de saúde humana. Por exemplo, a  tinta óleo branca que compramos hoje na loja de materiais artísticos não tem o mesmo pigmento da tinta branca utilizada pelo Leonardo da Vinci, apesar de ter o mesmo óleo vegetal de linhaça.
          O formato do blog faz com que a ordem cronológica das postagens fique invertida, ou seja o Impressionismo virá antes do Maneirismo que virá antes do Renascimento, por este motivo vou utilizar o recurso de marcadores para facilitar posterior visualização. Os tópicos serão bem curtos e objetivos como o parágrafo abaixo, apenas este primeiro foi o mais longo, pois quis reportar minha intenção do porque destas postagens.
          Albrecth Düerer (1471-1528)  foi um pintor do Renascimento Alemão e sua paleta consistia basicamente das cores: Branco, Amarelo Ocre, Vermelhão, Vermelho Ocre, Crimson Lago, Siena Queimado, Ultramar Genuíno, Preto.  Fonte: Site Color Academy
          Para maiores informações sobre paleta de cores favor referenciar ao tópico que deu origem a isso tudo: Paleta de Cores




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