Loira - Giz de Cera - A4 - 2005
Em uma quase homérica reflexão sobre material e habilidade artística, verifiquei que um bom artista pode tirar o máximo do mínimo, ou seja, uma pessoa com uma razoável habilidade artística e criatividade pode fazer com um material barato, ou escolar, um trabalho interessante, um bom trabalho.
Com essa ideia em mente, fiz há alguns anos um desenho baseado em uma fotografia de uma revista, com giz de cera da loja de um e noventa e nove, que certamente não custou apenas isso. O material era bastante rígido mas apresentava uma boa cor (não boa a ponto de ser excelente, apenas boa no sentido de ser reconhecível após sua aplicação).
O material deu um pouco de trabalho mas consegui cumprir o objetivo do meu estudo. Isso nos leva a um segundo ponto a refletir:
Leva-se mais tempo para obter um resultado com um material inadequado do que com um material adequado. Como reza a lenda : " A ferramenta certa para a tarefa certa".
Para citar como exemplo as tintas de tubo, com materiais mais adequados, e que são mais caros, economiza-se tempo na mistura das cores e na quantidade da mistura. A grosso modo podo afirmar que se um pintor pintar duas telas iguais, sendo uma com tinta de melhor qualidade e outra com a tinta mais barata do mercado, ele levará menos tempo e menos material para realizar a tarefa usando o material de melhor qualidade.
Isso é um ponto a considerar, mas não posso deixar de lado que a qualidade superior de um material profissional vai ter efeito no resultado final. A tinta mais cara tem maior qualidade, maior durabilidade, maior miscibilidade, maior estabilidade, maior resistência a luz e por isso maior permanência, melhor adesão ao suporte e melhor acabamento.
Se puder utilizar o melhor material disponível, faça isso. Fazer um bom trabalho já é bastante complicado com o melhor material.
Se não puder usar o melhor, as empresas como Winsor & Newton, Talens, Maimeri, Golden, Lukas e tantas outras tem a linha estudante, que também é de ótima qualidade. Essa linha estudante seria o plano B. Já usei essas tintas e são ótimas, superiores a qualquer marca nacional e duram bastante.
Se ainda assim quer pintar e não tem condições, ainda temos as tintas, pincéis ou materiais mais baratos, vão servir para a boa prática e o aperfeiçoamento.
Além disso, ao conseguir se adaptar ao material barato, quando pegar um material de melhor qualidade vai ver que o esforço em lidar com ele será amplamente recompensado, pois como citei no começo obterá o máximo do mínimo, porém desta vez o máximo resultado do mínimo de material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário