Victor Meirelles de Lima
Quando o cara foi para a escola de artes (ele esteve na França e Itália) deparou-se com um currículo bastante exigente. Olha a cara dele e vê se ele achou ruim.
Normalmente o processo de aprendizado se reduzia a 4 etapas:
2 - Modelo vivo - geral;
3 - Modelo vivo - partes;
4 - Roupas e drapeamento.
O nome da matéria estudada era Pintura Histórica. Tinha até regras a serem seguidas segundo o estatuto da escola:
Programa de estudos da aula de Pintura Histórica:
art. 1º - Estudos de pintura copiando bustos em gesso, depois natureza morta, exercitando também cores;
art 2º - Alunos aptos no primeiro ano estudarão o modelo vivo;
art 3º - Quem frequentou mais de um ano na Pintura Histórica vai começar a estudar o modelo vivo , estudando também suas partes. Posteriormente as roupas e assim que possível composição de quadros históricos. Nesse ponto a escola deverá fornecer o que for necessário ao estudo do aluno, modelos, vestes, acessórios em geral.
art 4º - Aula de 4 horas diárias, após isso se desejarem podem continuar estudando se o professor assim permitir.
art 5º - O estudo diário do modelo vivo durará 3 horas.
art 6º- O professor lecionará aos alunos 3 vezes por semana.
Agora vou comentar sobre os processos da execução da pintura, se alguém conhece William Bougueareu vai ver que a metodologia de ambos era bastante similar, o aluno chegava, desenhava e pintava, certamente era o currículo utilizado naquele período.
Processo de execução da Pintura Histórica:
1 - Executar o esboço (se necessário o professor indica as correções);
2 - Desenhar a carvão ou crayon e fazer estudos parciais dos personagens que entrariam na composição;
3 - Combinar os desenhos e os pintar em tela a preto e branco;
4 - Dar-lhes cor.
Fonte:
ROSA, Angêlo de Proença e outros, Victor Meirelles de Lima (1832-1903) Prefácio de Alcídio Mafra Souza. Rio de Janeiro, Pinakotheke, 1982.
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