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quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pintura Histórica - Historical Painting


Victor Meirelles de Lima

          Quando o cara foi para a  escola de artes (ele esteve na França e Itália) deparou-se com um currículo bastante exigente. Olha a cara dele e vê se ele achou ruim.
           Normalmente o processo de aprendizado se reduzia a 4 etapas:

          1 - Cópias de bustos e estátuas de gesso;
          2 - Modelo vivo - geral;
          3 - Modelo vivo - partes;
          4 - Roupas e drapeamento.

          O nome da matéria estudada era Pintura Histórica. Tinha até regras a serem seguidas segundo o estatuto da escola:

          Programa de estudos da aula de Pintura Histórica:

        art. 1º - Estudos de pintura copiando bustos em gesso, depois natureza morta, exercitando também cores;
          art 2º - Alunos aptos no primeiro ano estudarão o modelo vivo;
         art 3º - Quem frequentou mais de um ano na Pintura Histórica vai começar a estudar o modelo vivo , estudando também suas partes. Posteriormente as roupas e assim que possível composição de quadros históricos. Nesse ponto a escola deverá fornecer o que for necessário ao estudo do aluno, modelos, vestes, acessórios em geral.
         art 4º - Aula de 4 horas diárias, após isso se desejarem podem continuar estudando se o professor assim permitir.
          art 5º - O estudo diário do modelo vivo durará 3 horas.
          art 6º-  O professor lecionará aos alunos 3 vezes por semana.

        Agora vou comentar sobre os processos da execução da pintura, se alguém conhece William Bougueareu vai ver que a metodologia de ambos era bastante similar, o aluno chegava, desenhava e pintava, certamente era o currículo utilizado naquele período.

           Processo de execução da Pintura Histórica:

          1 - Executar o esboço (se necessário o professor indica as correções);
         2 - Desenhar a carvão ou crayon e fazer estudos parciais dos personagens que entrariam na composição;
          3 - Combinar os desenhos e os pintar em tela a preto e branco;
          4 - Dar-lhes cor.

          Fonte:
          ROSA, Angêlo de Proença e outros, Victor Meirelles de Lima (1832-1903) Prefácio de Alcídio Mafra Souza. Rio de Janeiro, Pinakotheke, 1982.

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