Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Lápis - Pencil



Como os lápis são feitos.

          Este vídeo mostra como os lápis são feitos. Incrivelmente não fazemos ideia de como essa  maravilhosa  ferramenta é produzida. Uma mistura de grafite e argila, combinados nas mais diversas proporções e cozidas a altas temperaturas ajudam a criar os diferentes graus de dureza do grafite:
          H - São os grafites mais duros. A sigla deriva do inglês: Hard (duro). Os grafites H tem mais argila em sua composição e por isso não gastam tão rapidamente, demoram mais a perder sua ponta e o traço fica quase imperceptível. Esse grafite tende a sulcar o papel.
          B - São os grafites mais macios. A sigla deriva do inglês: Black (preto). Os grafites B tem menos argila em sua composição e por isso desgastam mais em contato com o papel. Como o grafite esfarela muito facilmente em contato com o papel ele não o sulca (a menos, claro, que se faça mais força com a mão)
          Conheço gente que gosta mais dos lápis H, ou HB que são os mais rígidos, mas conheço gente que prefere os B, meu caso, visto que faço o traçado muito leve e ele normalmente fica quase invisível. Por este motivo prefiro os lápis 2b ou 3b.
          Quanto ao peso os lápis são imbatíveis, nada é mais leve que um lápis para desenhar. (bem, na verdade carvão é, mas no mundo moderno a gente não usa carvão para escrever na escola ou empresa). Normalmente eu costumo usar lapiseira, pelo mesmo motivo que tu a use:  praticidade de transporte, não é necessário estar apontando uma lapiseira por causa de seu grafite fino e a maioria dos seus colegas deve ter uma com um grafite compatível.
          Tenho meus lápis aqui e quando faço um desenho gosto de utilizá-los. Estou gostando muito da caríssima  marca Koh-i-noor, mas tenho aqui os sempre fiéis Faber-Castell, aquele verdinho. Curiosamente não tenho os Steadtler do vídeo, mas tenho uma lapiseira Mars , cujo grafite que a alimenta é Faber-Castell B.
          Vale lembrar que, segundo o Beakman, um lápis pode escrever uma linha contínua por 5 quilômetros. Isso dá pra encher um caderno de desenhos!
          Felizmente, na sua grande maioria, os lápis são baratos e nos permitem exercer nossa criatividade, portanto podem gastar grafite a vontade para escrever, desenhar e até mesmo pintar. :-)

Um comentário:

Aramis disse...

Bala o videozinho, manão!

A forma artesanal feita era muito legal. Hoje é tudo automatizado e a produção é enorme!

Abraço

Mano