Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Troll


Troll - Grafite - A4 - 2010

          Quando o filme Senhor dos Anéis foi lançado, foi uma grande revolução. Primeiramente pela aventura épica que ganhava vida com personagens reais em lugares idílicos. A outra revolução foi a tecnológica. Personagens e cenários gerados por computação gráfica atuavam de maneira bastante natural com personagens reais, e em certos momentos até mesmo os personagens reais eram substituídos por personagens gráficos sem que ao mínimo percebêssemos. Claro que ao olhar para um filme um quaquilhão de vezes, percebemos essas coisas.
          Um dos meus personagens favoritos foi o Troll, uma criatura sinistra que obedece aquele clichê cinematográfico e também históriaemquadrinhográfico: Quanto maior o cara, menor sua inteligência. No livro O Hobbit os trolls são criaturas com inteligência (mas não muito, claro).
          Fiz esse desenho e um Nazgul, que também gostei bastante, mas posto outra hora.
          Não fiz um retrato fiel do filme, fiz do meu jeito. Ficou bastante humanizado
          Dois anos mais tarde, quatro anos atrás, fui pintá-lo, mas havia um problema, adicionar um fundo. Como no filme citava "troll das cavernas" fiz ele em seu habitat natural. Percebam que modifiquei algumas coisas.


          Insiro aqui uma montagem que mostra o que eu tinha e o que foi criado depois e alguns detalhes.  Nesse caso, mesmo um fundo mais simplificado exige um conhecimento mínimo de perspectiva para que não fique com um aspecto esquisito. 
          Quando a pintura toma uma proporção maior, ao ser reduzida ela perde muitos detalhes, por isso é bom ver os trabalhos no original. Ao deixar essa pintura no tamanho original de 3500 pixles de largura por 3147 pixels de altura, ou 29,63cm de largura por 26,64cm de altura (quase um A3) e ver a imagem que postei que tem aproximadamente 551 x 495 pixles percebe-se o quanto se perde na compressão do arquivo.
          Tenho a imagem finalizada impressa em tamanho 26x23 e a imagem tem um brilho pelo papel e pelas cores utilizadas.




Nenhum comentário: